Questões de Continuidade de Negócios Precisam ser Implementadas Agora

Posted by Reading Time: 4 minutes

por Chris Devonshire-Ellis, Dezan Shira & Associates

O fechamento das fronteiras na China trouxe problemas legais, financeiros e administrativos para investidores estrangeiros e precisam ser tratados imediatamente.

A maioria das empresas estrangeiras que operam na China foi surpreendida pelas novas restrições de viagem recém-anunciadas que impedem efetivamente qualquer executivo estrangeiro de visitar o país em um futuro próximo. Isso, juntamente com as contínuas crises de saúde, financeira e petróleo, está causando um enorme impacto nos negócios e muitas empresas enfrentam grandes desafios que não foram considerados na maioria dos planos de continuidade de negócios. No entanto, existem diversas soluções de assistência como emissão de procurações, gerenciamento provisório, planos de continuidade de negócios, análise de cenário ou cobertura. Com essas abordagens, as empresas podem planejar e reduzir os efeitos negativos em seus negócios, mesmo em épocas de fechamento de fronteiras.

Eleição de um Segundo Gerente Geral / Pessoa Legalmente Responsável

A presença física do gerente geral e da gerência principal no local de trabalho é necessária, assim, as proibições de viagens, quarentena ou doenças exercem um impacto nesses funcionários e, portanto, nos negócios. Por exemplo, contratos não podem ser assinados ou pagamentos a fornecedores ou às autoridades não podem ser aprovadas. O uso de dois ou mais gerentes gerais de pessoas legalmente responsáveis ​​reduz esse risco enormemente. É possível autorizar e nomear temporariamente mais de um gerente geral por meio de uma procuração e a prática é muito positiva. Os dois gerentes gerais estão autorizados a agir juntos ou independentemente. Pode-se, por exemplo, assumir a administração e todo o fluxo de documentos que podem ser transferidos para uma empresa especializada nisso. Outras áreas de atividade também podem ser delegadas com base em uma procuração a pessoas externas, internas ou independentes. Isso elimina o problema da presença física local. Muitos de nossos clientes relatam que seus trabalhadores estrangeiros deixaram a China temporariamente ou foram incapazes de retornar aos seus empregos após a crise.

Nesses casos, a Dezan Shira & Associates pode intervir rapidamente e executar essas importantes funções. Entre em contato conosco em china@dezshira.com para obter assistência administrativa legal na China se seus próprios executivos não puderem estar presentes no território neste momento.

Gerenciamento de Câmbio e Orçamento

Além do fechamento da fronteira, a economia chinesa também está sendo pressionada devido à atual disputa do petróleo e à desvalorização das moedas relacionadas. O RMB (Yuan Chinês) se fortaleceu em relação ao dólar e ao euro nos últimos dias. Para poder determinar qualquer risco existente e aumentar os custos, sugerimos avaliar a lista abaixo:

  • Existem diferenças de câmbio devido à posição RMB / USD / Euro realizada imediatamente ou apenas no final do ano comercial?
  • Qual é a saída de caixa se alguma perda tiver que ser realizada imediatamente?
  • Existem contratos com taxas de câmbio fixas? Em caso afirmativo, as condições são negociáveis?
  • Existe um problema de falência no final do ano devido à baixa capitalização e, em caso afirmativo, quais instrumentos estão disponíveis para aumentar o patrimônio líquido?
  • Quais são as implicações para o orçamento de 2020?
  • Quais são os efeitos sobre a matéria coletável em geral e que efeitos a situação atual tem sobre os adiantamentos de impostos?

Ao trabalhar com estes itens você pode determinar rapidamente se a sua empresa tem um problema, qual é a extensão e se ela terá impacto agora ou poderá ser deixada para consolidação no final do ano comercial.

Infra-Estrutura Remota

Um dos problemas para muitas empresas é o arranjo do “escritório doméstico” para os funcionários. Os sistemas de TI geralmente não são projetados para um grande número de videoconferências ou telefone. Normalmente, ao planejar o sistema de TI, não se supõe que todos os funcionários do escritório trabalhem em casa.

A equipe de TI da Dezan Shira & Associates pode oferecer infraestrutura virtual para serviços de área de trabalho remota e software, verificar seu status atual de software e infraestrutura para descobrir se está pronta para acesso remoto e/ou configurar a infraestrutura atual para acesso remoto e aconselhar qual software/hardware deve ser adquirido para configurar serviços da área de trabalho remota. Também podemos ajudá-lo a implementar o EDI para troca de documentos entre clientes e fornecedores, o que pode ser muito útil na situação atual.

Escrevemos sobre isso no artigo Covid-19: Como as empresas podem aproveitar as soluções de TI 

Gestão de Crises de RH

Do lado jurídico, ao mudar para o modelo home office, muitas vezes desconhecem armadilhas que precisam ser consideradas no gerenciamento de crises de RH. As empresas devem se fazer as seguintes perguntas:

  • O contrato de trabalho do funcionário prevê trabalho em casa e em que condições?
  • Como podemos reduzir os custos trabalhistas?
  • Quais são os direitos do empregador se o funcionário não viaja mais a negócios devido à situação que nos encontramos?
  • O horário de trabalho no escritório em casa pode ser medido com confiabilidade e quais são os efeitos sobre os salários?
  • Quais são as razões para rescindir um contrato de trabalho na situação atual?

A adaptação dos recursos humanos à situação econômica subjacente da empresa é uma conclusão lógica. Devido à política de proteção dos funcionários da legislação chinesa, o resultado geralmente está relacionado a questões de direito do trabalho. O governo alerta os empregadores que qualquer violação dos direitos dos funcionários nessa situação será tratada com severidade pelas autoridades. Escrevemos sobre isso no artigo Conformidade com RH na China Durante o Coronavírus 

Podemos guiá-lo por todos estes desafios e oferecer soluções possíveis para o seu caso. Entre em contato com nossos especialistas em RH da China em HR@dezshira.com para obter assistência.

Nossa empresa possui doze escritórios atualmente operando na China continental e um em Hong Kong. Em outros lugares, temos escritórios na Cingapura, Índia e na maioria dos países da ASEAN, incluindo Vietnã, Indonésia, Tailândia, Filipinas e Malásia.

Temos 27 anos de experiência na região e várias centenas de funcionários jurídicos, tributários, financeiros e contábeis qualificados no local.

Se você precisar de ajuda prática, profissional e experiente na China ou em qualquer outro lugar da Ásia para lidar com questões administrativas, e/ou financeiras de seus negócios, entre em contato conosco através do e-mail china@dezshira.com

 

Leitura Relacionada: